Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.
(O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry)

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Semana da Mitologia Nórdica


Integrada na atividade proposta “Semana da Cultura”, realizou-se na semana de 6 a 10 de maio a celebração e difusão da Mitologia Nórdica. Tal como habitualmente, na divulgação de outras culturas de tempos mais remotos, a atividade contemplou a leitura, em sala de aula a todas as turmas e todos os dias, de um conjunto de Lendas e Mitos alusivos àquela época histórica. Em estreita colaboração e articulação com a Biblioteca Escolar, o docente Paulo Sérgio Santos executou, com os seus discentes da turma G do 8º ano, o Martelo de Guerra de Thor, Deus daquela mitologia. O resultado desse trabalho ficou exposto no átrio da escola durante a semana em que decorreu a comemoração para apreciação por parte da comunidade educativa. 

 

quinta-feira, 2 de maio de 2024

25 de Abril de 1974

Nas semanas de 15 a 30 de abril de 2024 foram realizadas diversas atividades de comemoração relativas à Revolução de 25 de Abril de 1974. Essas atividades foram efetuadas em colaboração com a Biblioteca Escolar de Ribamar, sob a responsabilidade dos professores de História, Margarida Santiago e José Morgado, tendo também participado a assistente operacional já reformada Natália Gomes, com a contribuição das atuais assistentes operacionais Irene Marques e Liliana Teodoro, dos docentes, educadoras e alunos de todos os Ciclos e Jardim de Infância. Assim, essas atividades abrangeram diversas exposições, a saber: a exposição fotográfica designada por “25 de Abril em Imagens”; outras com os títulos “Guerra Colonial” e “Democracia “e a que foi realizada sobre a Primeira-Ministra, Maria de Lurdes Pintassilgo, que exerceu esse cargo após a data supracitada. Foi incluída, igualmente, uma exposição de livros infantojuvenis sobre a Revolução de 25 de Abril. Nesta sequência, houve uma outra que teve como base a temática do Estado Novo com a designação de “No Tempo da Velha Senhora”, a qual contou com a colaboração da professora Ana Paula Pires de Música em associação com a B.E., em que foi produzido um Podcast de canções de intervenção emitido pela rádio escolar “Ribarádio”. No contexto das exposições, a professora Margarida Santiago organizou e apresentou a explicação às turmas do 6º e 9º anos em que refletiu a sua dissertação sobre as temáticas da “Guerra Colonial” e “Democracia”, sendo que o docente José Morgado divulgou informação alusiva aos mesmos temas às turmas do 9º ano.

Os passatempos criados sobre o 25 de Abril refletiram atividades tais como “Encontra 10 erros na imagem” e “O que há de diferente no jornal República de 25 de Abril de 1974” tendo atraído e motivado os alunos para a deteção de anomalias e anacronias, nos documentos supracitados.

Houve ainda a afixação de murais onde o professor José Morgado convidou os alunos a participarem através da escrita, expressando a ideia que tinham da Revolução do 25 de Abril, atividade que foi bem aceite por todos, tendo surgido poemas, frases e apelos a reforçar a importância de defender a Liberdade que surgiu após a data em comemoração, tendo sido possível a colaboração da professora Margarida Santiago de uma forma geral e que alargou a proposta às Línguas Estrangeiras.

A assistente operacional Natália Gomes já reformada e acima referida apresentou a simulação do decorrer de algumas aulas, durante a década de sessenta, tendo incluído na mesma uma aula da primária em que participaram os alunos do 5º e 6º anos, tendo sido também recriada uma aula da escola Industrial desse tempo, dirigida aos nonos anos.

Quanto à abordagem de livros temáticos, foi narrada uma história de Anna Markl, “Avó, onde é que estavas no 25 de Abril?”, às salas 1,2 e 3 do Jardim Infantil e as crianças da sala 3 ouviram a narração de uma história designada por “História de uma Flor”, da escritora Matilde Rosa Araújo, contada pela educadora Gina Gomes, sendo que a mesma foi retirada do acervo documental da Biblioteca Escolar de Ribamar. Em seguida, os alunos puderam elaborar desenhos alusivos ao livro, com frases retiradas do mesmo num desdobrável de parede criado para o efeito. As crianças da sala 2 sob a supervisão da educadora Nancy Jordão produziram um soldado em 3 dimensões representativo do Major Alves, personagem ilustre representativa da data relembrada e comemorada. Fizeram também um cartaz com o título “25 de Abril de 1974, Viva a Liberdade” com ideias referentes ao tema em questão.

É relevante e destacável pela riqueza, diversidade de assuntos e de pormenores o contributo da docente Margarida Santiago, do docente José Morgado, em colaboração com a ex-assistente operacional, Natália Gomes, bem como com a participação das assistentes operacionais presentes atualmente na escola, Irene Alfaiate e Liliana Teodoro, que tornaram possível revisitar de forma exemplar e emotiva a comemoração da “Revolução dos Cravos”.