Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.
(O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry)

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Dia Internacional dos Museus

Foi criado em 1977 pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, no sentido de contribuir, junto da sociedade, para uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Celebrado a 18 de maio e este ano é dedicado ao tema

Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”. 


Assinala-se a efeméride através do site da Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) e das redes sociais, que envolverá outros museus e que dará a conhecer património do seu acervo.

Hoje em dia, muitas são as disparidades que podem ocorrer dentro dos museus e entre estes e os seus visitantes, relacionadas com os mais diversos fatores: origem étnica, género, orientação e identidade sexual, origem socioeconómica, nível de educação, capacidade física, ideias políticas e crenças religiosas. Tendo em conta o seu papel social, os museus podem incentivar de forma relevante a diversidade e a inclusão, desenvolvendo experiências significativas para pessoas de todas as origens.

No Google Arts & Culture poder-se-á aceder a um sem número de obras, coleções e formas de expressão artística nos mais variados estilos e culturas.

Os museus e os monumentos são lugares únicos que nos proporcionam experiências memoráveis e uma aprendizagem indispensável à formação da identidade.

Também podemos, através do Google Street View, encurtar distâncias, visitar e ver "de mais perto" uma imensidão de sítios e locais históricos, como a Torre Eiffel (Paris, França), o Big Ben (Londres, Inglaterra) ou mesmo a vizinha Plaza Mayor (Madrid, Espanha).


Sem comentários:

Enviar um comentário