Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.
(O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Artistas na Escola - Zeyad Ammar

Artistas na Escola é um espaço na biblioteca onde serão expostos trabalhos de desenho e pintura produzidos pelos nossos alunos. Neste momento encontram-se expostos trabalhos de Zeyad Ammar.










Dia da Não Violência e da Paz - Livros

Ainda a propósito do dia 30 de janeiro - Dia da Não Violência e da Paz ficam algumas sugestões de leitura:



quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

A água na Natureza e na Literatura (DAC 5.ºAno)

Uma exposição relativa ao elemento água na natureza e na literatura, envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais e de Português.

Falamos da sustentabilidade da água e da poupança desse recurso natural tão valioso para a vida, a nível das Ciências Naturais e da descoberta de “A beleza física” através da água, nomeadamente com a leitura do título literário “A Fada Oriana “, de Sophia de Mello B. Andresen. A Fada Oriana valoriza o egoísmo e a vaidade, isto é, esquece-se dos seus compromissos perante todos os seres da floresta quando descobre a sua beleza através da água do rio. 







quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

30 de janeiro - Dia da Não Violência e da Paz

Efeméride assinala-se na Biblioteca, em colaboração com os alunos do 6º H, a partir de trabalhos elaborado na Hora da Turma.



quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Jogos na Biblioteca - O ovo de Colombo (2)

Como o Tangram clássico, este jogo, também chamado ovo mágico ou ovo de Colombo, propõe a construção de inumeráveis figuras a partir de um número bastante limitado de peças, nove na totalidade. 

A partir do  ovo original é possível a construção de diversas aves. deixamos aqui alguns exemplos:




A ler... Portuguesas Extraordinárias

Conhece algumas das portuguesas mais corajosas da nossa História!

Este livro, com ilustrações apelativas, biografias, curiosidades e factos históricos fascinantes, celebra algumas das mais importantes portuguesas que se destacaram em diferentes áreas, da política às letras e ao empreendedorismo.

Fica a conhecer as pioneiras que abriram caminho para futuras gerações de mulheres extraordinárias!

Josefa de Óbidos; Catarina de Bragança; Vieira da Silva; Catarina Eufémia; Maria de Lourdes Pintasilgo; Maria Lamas; entre outras.



quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

José Saramago (1922 - 2022)

A propósito das comemorações dos 100 anos do nascimento de José Saramago, a Biblioteca Escolar proporcionou a todos os alunos e restante comunidade escolar uma mostra bastante criativa e apelativa de trabalhos de projeto executados pelos alunos em colaboração com as suas professoras e famílias. Nesses trabalhos houve o recurso a diferentes materiais, nomeadamente a reutilização de tecidos, papel, cartão, plástico e vidro.

Tratou-se de uma exposição temporária dividida em três núcleos, de forma a responder às diferentes propostas relacionadas com a comemoração de Saramago. 

No interior da BE, foram colocados dois apontamentos expositivos: construção de flores, trabalhos de projeto dos alunos das 3 turmas do 5.º ano das professoras Lurdes Neto e Paula Gonçalves e dos 8 alunos da Unidade de Ensino Estruturado a cargo das docentes Dina Félix, Sílvia Bem, Sílvia Ramos e Sónia Ferreira e a exposição de “Sacos Pão por Deus Literário”, trabalhos de Português dos alunos das turmas 6.ºG e 6.ºH. 

Também se disponibilizou informação biográfica e bibliográfica do único escritor português premiado com o prémio Nobel da Literatura, no ano de 1998, assim como alguns passatempos.

No dia do nascimento de José Saramago, (16/11) registou-se, no átrio central da escola, um breve momento musical com a canção “A maior flor do Mundo, autoria de Alda Castanheiro Fernandes, cantada pelas turmas do 5.ºano, sob orientação da prof.ª Ana Paula Pires.