Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.
(O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry)

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Sophia de Mello Breyner Andresen

Poetisa e ficcionista, nascida a 6 de novembro de 1919, natural do Porto, frequentou o curso de Filologia Clássica na Universidade de Lisboa.

O seu nome encontra-se ligado ao projeto Cadernos de Poesia, tendo colaborado ao lado de nomes como o de Jorge de SenaDavid Mourão-FerreiraRuy CinattiAntónio Ramos Rosa, entre outros, durante as décadas de 40 e 50, em várias publicações, como Távola Redonda e Árvore, que marcaram, na história da literatura contemporânea, a busca de uma terceira via, a do objeto literário em si enquanto projeto intrinsecamente humanista, num panorama literário dividido, até meados do século, entre o princípio social e o princípio estético do objeto artístico.

Autora também de traduções, a sua obra recebeu os mais reconhecidos prémios literários, dos quais se destacam, por exemplo, o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, em 1994, o Prémio Camões e o Prémio Pessoa, ambos em 1999, e o Prémio Rainha Sofia da Poesia Ibero-Americana, em junho de 2003.

Ver mais...

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Em Destaque - Lendas de Portugal

Lenda da Sopa da Pedra. 

A Sopa da Pedra desde sempre esteve associada à Lenda do Frade e da sua manha em fazer uma sopa deliciosa, com uma pedra!

Certo dia, chega a uma localidade, cansado e com a barriga a dar horas.

Bate à porta de um de um lavrador, mostrando uma pedra, dizendo que gostaria de fazer uma sopa com ela.

Incrédulos, os donos da casa perguntam:

- Com essa pedra? Sempre queremos ver isso.

Foi o que o Frade quis ouvir. Lavou a pedra muito bem e pede uma panela com um pouco de água.

- Só com esta pedra e mais nada?

- Não, para ficar melhor, deve levar um fiozínho de azeite e deixarem-me pô-la ali naquele brasido.

Sempre pedindo os condimentos necessários, o frade põe os seus anfitriões numa azáfama constante:

- Agora um pouco de carne, enchidos, feijão, batata, coentros,... etc, etc.

Dentro de pouco tempo a panela começa a ferver e a deixar sair um aroma delicioso.

Depois do frade a comer, os donos da casa, agora com um ar desconfiado, perguntam no fim da panela estar limpa até ao fundo.

- Então e a pedra?

Responde o frade meio manhoso:

- A pedra lavo-a e levo-a comigo para outra vez!

(In https://www.cm-almeirim.pt/conhecer-almeirim/gastronomia/item/205-a-lenda-da-sopa-da-pedra)


Na nossa biblioteca podes encontrar esta e muitas outras Lendas De Portugal. A lenda do Galo de Barcelos e a Lenda dos Tripeiros são apenas algumas.




segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Dia Mundial do Animal - 4 de outubro

 O Dia Mundial do Animal é celebrado anualmente a 4 de outubro, data que corresponde ao dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia e dos animais. Este dia tem como objetivo chamar a atenção para a condição e bem-estar dos animais.

Esta data foi criada pelo escritor e editor alemão da revista «Homem e Cão» ("Mensch und Hund") Heinrich Zimmermann e celebrado pela primeira vez em 1925. 

 A celebração do Dia Mundial dos Animal une o movimento de bem-estar animal, mobilizando uma força global para tornar o mundo num lugar melhor para todos os animais. É celebrado de formas diferentes em cada país, independentemente da nacionalidade, religião, fé ou ideologia política.

in "https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-do-animal"



A equipa pedagógica da BE, vem expressar o agradecimento aos docentes e alunos que se envolveram na comemoração do Dia Mundial do Animal, criando para esse efeito trabalhos muito criativos e apelativos. Vamos continuar a proteger, a respeitar e a preservar o mundo animal.


Artistas na Escola - Petra Costa (8º F)