Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.
(O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry)

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Dia de S. Valentim “O Amor que vem nos poemas”

 


 O Dia de São Valentim,  comemorado a 14 de fevereiro de cada ano, pretende celebrar o amor entre casais, entre namorados. É uma data perfeita para uma expressão especial deste sentimento, por todo o mundo, apesar de dever ser vivido e cultivado todos os dias. No Dia de São Valentim, os casais namorados trocam mensagens; beijos e presentes; dão as mãos; fazem juras de amor eterno; veem filmes românticos; ouvem as suas músicas preferidas; aventuram-se em passeios e sonhos…e acima de tudo namoram!

Também os poetas portugueses celebraram o Amor nos seus poemas. São excertos de poemas subordinados a este tema que se encontram expostos no corredor principal da escola, para convidar a comunidade educativa a envolver-se na temática e a conhecer poemas de poetas como: Luís de Camões, Fernando Pessoa e o seu heterónimo Álvaro de Campos, Eugénio de Andrade, Manuel Alegre, Florbela Espanca, António Gedeão, José Saramago, Sérgio Godinho, João Pedro Mésseder, Vinicius de Morais, Mia Couto, entre outros.

Esta mostra de pretende despertar a comunidade educativa para a leitura de poemas de amor em língua portuguesa e reflexão, para a declamação, para a memorização de certos versos, muitas vezes eternizados em canções. 

Fez-se também uma breve alusão aos tradicionais Lenços Simbólicos do Dia dos Namorados, símbolos únicos de amor e tradição portuguesa, perfeitos para oferecer ou colecionar. Fazem parte da cultura portuguesa e são uma tradição antiga do Minho. Serviam para transmitir declarações de amor. O Lenço dos Namorados é um lenço fabricado a partir de um pano de linho fino ou de lenço de algodão, bordado com motivos variados. É uma peça de artesanato e vestuário típico do Minho, sendo usado por mulheres com idade de casar. Era hábito a rapariga apaixonada bordar o seu lenço e entregá-lo ao seu amado quando este se fosse ausentar. Nos lenços poderiam ter bordados versos, para além de vários desenhos, alguns padronizados, tendo simbologias próprias.

O resultado foi bastante positivo, sendo a exposição visitada pela comunidade educativa, incluindo algumas turmas em HDT, a fim de refletirem sobre o tema.


Sem comentários:

Enviar um comentário