Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.
(O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry)

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

“TOCA A MEXER” - Missão Pijama 2024

No dia 20 de novembro de 2024, as turmas do 1º ciclo e Unidade de Multideficiência de Ribamar, num total de 128 alunos, comemoraram o Dia Nacional do Pijama, no pavilhão da Escola Básica com JI de Ribamar, coordenados pelas professoras de Educação Física Mara Correia, Lúcia Gaspar e Susana Rodrigues. Esta atividade relaciona-se com o tema Saúde Mental e Prevenção da Violência, integrado no Projeto da Educação para a Saúde (PES), numa interação com o “Toca a Mexer” do Plano Anual de Atividades (PAA), da Biblioteca Escolar. Nesse sentido, realizou-se numa aula de Educação Física, uma Dança, entre as 9h45 e as 10h30, intitulada “Danças do Pijama”, para todos os alunos.

No âmbito da Missão Pijama, as crianças vestiram simbolicamente o pijama para se associarem a uma grande causa: “uma criança tem direito a crescer numa família”, por altura do Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança. Dentro deste contexto, o PES agregou ao tema principal, a segurança infantil e a importância do sono na infância.

Esta ação, da iniciativa da Associação Mundos de Vida, baseou-se na abordagem do livro indicado para 2024, “O Galo Galaró”, que vai ao encontro da temática abordada, pois é uma “história cheia de sentimentos e desafios inesperados…dias de esperança, mas também de desânimo, inveja e maldade”. É ainda “uma aventura única que mostra aos mais novos e adultos que é o caminho feito de respeito, trabalho árduo e persistência que nos leva a triunfar na vida.”

Neste dia, os alunos de forma ordenada cumpriram o cronograma previsto, a saber: 9h45-entrada dos alunos (por turma) no pavilhão; 9h55 - Apresentação e abordagem do tema; 10h00 - Resumo da História (Visualização do livro com áudio); 10h05 - Dança de aquecimento e Danças Missão Pijama, com a professora Mara Correia e 10:30h - Fim da Atividade.

Refira-se que o resumo foi gentilmente realizado pela professora Judite Catarino, da equipa pedagógica da Biblioteca Escolar. Trabalhos de natureza colaborativa, em prol da comunidade educativa, devem continuar a ser promovidos, tendo em conta o bem comum. 


Sem comentários:

Enviar um comentário