Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.
(O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry)

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

COMEMORAÇÃO DO MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


“Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias”

 O Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) 2025, com o lema “Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias”, convidou a explorar o papel da inteligência artificial (IA) na leitura, na escrita, na investigação e na mediação de informação. Nesse sentido, a Biblioteca Escolar (BE) desenvolveu diversas atividades, tais como:

  • O desafio “Humano ou IA?” - uma excelente atividade para desenvolver o pensamento crítico, a literacia digital e a consciência sobre os limites da inteligência artificial. Apresentou como objetivos: adivinhar se uma frase célebre foi realmente dita por uma figura histórica (humano) ou se foi inventada por uma Inteligência Artificial (IA); conhecer figuras históricas; tornar o jogo interativo; alargar o conhecimento; participar em atividades da BE. Teve adesão da comunidade escolar e entregou-se um prémio ao aluno vencedor.
  • “Tom and Jerry” - os alunos do pré-escolar visualizaram a história, sem palavras e realizaram uma atividade oral.
  • Exposição temática que comportava uma estrutura “robótica” e livros temáticos, vantagens e desvantagens da Inteligência Artificial e tipos de IA, para ajudar os alunos a refletir nas diferenças entre o ser humano e o robô nas nossas vidas, desafiando os alunos a propor um nome para esta criatura, criando assim uma interação.
  • “Explorando um conto com a IA” (5.º ano): visualização do vídeo “Chat GPT, explica-me quem és!”, da RTP Ensina; exploração oral dos contos tradicionais “A Sopa da Pedra” (5.º F), “Pedro e o Lobo” (5.º H) e “O Velho, o Rapaz e o Burro” (5.º G), de acordo com as orientação que iam sendo dadas ao Chat GPT (versão integral de cada conto; versão resumida; transformação do conto em verso; a moral das histórias; a tradução dos contos para inglês; fichas de trabalho (realizadas pelos alunos em suporte de papel).
  • “Descobre a tua biblioteca” (várias turmas): os alunos descobriram livros além das prateleiras, aprendendo a pesquisar recursos on-line e a consultar o catálogo “BiblioNET”.

 

A reportagem completa está no link abaixo. O texto falado neste vídeo foi produzido com o auxílio de ferramentas de IA, em português do Brasil. Pedimos desculpa por qualquer imprecisão ou imperfeição.

https://drive.google.com/file/d/1Ga04juNZWHMMqaQqwuFmDdEs59uhcqr1/view?usp=sharing

1 comentário:

  1. Parabéns pelas atividades tão diversificadas testemunhadas pelo fabuloso vídeo apresentado!! Estamos perante profissionais altamente motivados para animar as nossas bibliotecas. Um exemplo a seguir!!

    ResponderEliminar