Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.
(O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry)

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Calouste Gulbenkian e os Direitos Humanos: Um Roteiro de Cidadania da sala de aula à Biblioteca, 5.º H, 6.ºG e H

No âmbito das atividades da Biblioteca Escolar e em articulação com a disciplina de Português, foi dinamizada uma atividade dirigida às turmas do 5.º ano (turma H) e do 6.º ano (turmas F e G), tendo como ponto de partida a exploração das tipologias textuais do roteiro e do texto informativo.


A atividade teve o seu ponto de partida na sala de aula de Português, onde foram abordadas as tipologias textuais e a partir desse trabalho inicial, os alunos realizaram a leitura e exploração de um roteiro expositivo centrado na figura de Calouste Gulbenkian, consolidando as aprendizagens desenvolvidas em contexto de aula.

Paralelamente, promoveu-se o conhecimento do percurso e legado desta personalidade, com particular destaque para o seu contributo nas áreas da arte, ciência e educação, bem como o legado deixado através da Fundação Calouste Gulbenkian.

Numa segunda fase, já em articulação com a Biblioteca Escolar no âmbito da temática Direitos Humanos, os alunos foram convidados a participar numa atividade de produção escrita, adequada ao seu nível etário. No 5.º ano, a partir da frase-guia “Uma lição para o futuro: E tu, o que deixas ao mundo?”, os alunos registaram, em post-it, ideias relacionadas com a marca positiva que desejam deixar no futuro. No 6.º ano, a partir da questão “E se tu tivesses uma fundação?”, os alunos refletiram sobre possíveis áreas de intervenção social, completando a frase “A minha fundação apoiaria…”.

Os trabalhos produzidos foram organizados e expostos em painéis na Biblioteca Escolar, promovendo a partilha e valorização das ideias dos alunos.

A atividade revelou-se pertinente e eficaz, contribuindo para o desenvolvimento de competências de leitura, interpretação e escrita, bem como para a educação para a cidadania, através da reflexão sobre valores como a solidariedade, a responsabilidade social e a intervenção cívica.



 

Suzana Vicente

Sem comentários:

Enviar um comentário